segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

O Haiti é uma festa

...para alguém deve ser.

Blog do Josias de Souza, post de 16/01/2006, às 02h46

"O custo da missão Haiti
Levantamento feito pela Associação Contas Abertas a pedido do JB revela: a missão do Exército brasileiro no Haiti já custou ao erário R$ 266,8 milhões nos anos de 2004 e 2005. Não é pouca coisa. Bem ao contrário. A cifra é 5,8 vezes maior do que tudo o que o governo investiu em segurança pública no conflagrado Estado do Rio de Janeiro no mesmo período: R$ 46 milhões"

O post segue questionando a permanência do Brasil na missão da ONU no país. Fiz a seguitne pergunta no blog do jornalista, composta de três partes:

1 - Ele sugere que se diminua o orçamento do exército brasileiro para redirecionar recursos para a segurança pública?

2 - O post sugeriria, ainda, mais uma tentativa de ocupação militar dos morros cariocas? Isto foi tentado nos anos 90, depois de intenso clamor midiático, catalizado pela tentativa de seqüestro de Burle Marx. Neste episódio, a figura triste do paisagista abatido e atormentado apareceu no Jornal Nacional, pedindo pelo exértico. A experiência não sei se foi muito exitosa, pois não se repetiu em administrações locais e federais subseqüentes.

3 - A ONU cobre alguma parte dos custos envolvidos na missão brasileira no Haiti?

3 comentários:

  1. Jaboticabo: Acabo de postar algo sobre o Haiti. Nada com o seu brilho, claro, Abraços

    ResponderExcluir
  2. Jaboticabo, provavelmente a ONU deve contribuir com algo, depois que eles estão lá. Pelo menos, o pagamento dos soldos é feito pela ONU. O resto não sei mesmo. Vou pesquisar.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:18

    intiresno muito, obrigado

    ResponderExcluir